quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SUPER LIGAS!


     Todos os que trabalhão com prata sabem da dificuldade em manter as peças brilhantes, principalmente após sair de vitrines e mostruários e ir para as ruas.     
     A prata, como já mencionado em um post anterior, é afetada por diversos elementos que a pretejam. Pesquisando sobre metais e tipos de ligas, encontrei uma que não conhecia...
     A matéria abaixo foi copiada do site Ramo Joalheiro, e fala sobre liga de prata 950 e 925 com Germânio.


" O contínuo crescimento do mercado das jóias em prata é uma tendência consolidada, e observada por aqueles que estão atentos às demandas do setor joalheiro.

Algumas peculiaridades desse belo metal nos faz pensar que essa tendência seja irreversível. São elas:

- Baixo custo do metal, possibilitando a confecção de peças sem limitação de peso;
- Beleza do metal, extremamente branco e com alta refletividade;
- E baixa densidade, conferindo às peças baixo peso e grande visão.

Com o aumento da demanda desse mercado novos produtos foram desenvolvidos, tanto para facilitar como para atender às necessidades crescentes do fabricante de jóias em prata.

A tecnologia e novos conhecimentos metalúrgicos, possibilitam a superação de algumas dificuldades tradicionalmente encontradas no setor. A mais comum e mais conhecida pelos fabricantes, lojistas e consumidores finais das jóias em prata é o escurecimento.

A prata é um metal que apresenta tendência em absorver grandes quantidades de oxigênio durante o processo de fundição. Essa característica não traria maiores transtornos pois, a prata em seu estado puro, não sofre oxidação.

Porém, a prata é um metal macio por natureza, havendo a necessidade de adição de outros componentes para torná-la adequada ao trabalho de joalheria. Por isso, faz-se necessária a adição do cobre.

O cobre aumenta a dureza da prata, tornando possível a confecção de jóias em prata com a resistência adequada. Mas, o cobre sendo um metal altamente oxidável reage com o oxigênio formando o óxido de cobre, que é preto. Daí, o conseqüente escurecimento característico das peças de prata 925/950.

Muito se pesquisou na busca de uma solução para esse dilema: se é fundamental a adição de cobre às ligas de prata, como evitar o indesejado e inevitável escurecimento característico do seu óxido?

Sabemos hoje, que, a inclusão de outros metais em pequenas quantidades, pode evitar ou minimizar o escurecimento das ligas de prata. Um desses metais é o Germânio.

O Germânio é um metal que sofre oxidação, assim como o Cobre. Porém, o resultado é a formação do óxido de Germânio. Esse óxido recobre toda a superfície de contato da peça, formando uma película incolor.

Portanto, a oxidação do Germânio não trás inconvenientes, pelo contrário, passa a ser desejada; pois a formação de um óxido incolor mantém a prata com sua coloração clara e brilhante por muito mais tempo.

A inclusão do Germânio, nas ligas de prata moderna, permite a confecção de peças com teores 925/950 altamente resistentes ao escurecimento. O fabricante poderá escolher a liga dependendo do resultado que deseja obter.

Caso queira um efeito escurecido, utiliza a liga convencional. Caso a opção seja pelo não escurecimento, uma liga contendo Germânio possibilitará resultados surpreendentes.

E isso é só o começo. Essas pré-ligas estão em constante evolução para atender cada vez mais um mercado crescente, consolidando a tendência das jóias em prata no topo da moda."

João Tajara Filho

2 comentários:

  1. ola sou joalheiro e gostaria de saber aonde eu posso comprar germanio.
    Obrigado,

    Guido

    ResponderExcluir
  2. creio que nao deva ser muito facil de ser encontrado nao... vou dar uma pesquisada e se encontrar te passo o contato. abraço!

    ResponderExcluir