quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DESIGNER DE JOIAS E A BANCA


O conhecimento do desenho técnico e artístico e das técnicas de modelagem e construção de protótipos constitui recursos indispensáveis para o trabalho do designer de jóias, entretanto, torna-se necessário saber como fabricar o que se tem em mente. 
                                         ( foto da minha banca de trabalho )
 
Designers de jóias talentosos, após a formação acadêmica, frequentemente procuram na prática das técnicas de joalheria os subsídios necessários para a elaboração das suas criações. Perceberam que não basta ter ótimas idéias e precisam de uma base técnica para desenvolvê-las. Situações tais como montar um colar de contas, torcer e modelar um fio de metal, manipular uma ferramenta, permitem que a compreensão da natureza e do comportamento dos metais submetidos aos processos de fabricação tragam valiosas contribuições da oficina para os projetos.
             (xemplo de comportamento do metal ao ser trabalhado. laminação)
Se você pretende desenhar jóias, deve também aprender como fazê-las. É comum descobrimos que não é bem aquilo o que imaginávamos, quando tentamos colocar uma boa idéia em prática, ou seja, quando vamos de fato transformá-la em uma jóia. Muitas vezes precisamos recorrer à oficina para construir e desenvolver protótipos antes de finalizar uma peça. Na medida em que aprendemos a operar as ferramentas e trabalhar com metais, gemas, cristais, fibras e outros materiais, elaborar e concretizar idéias torna-se progressivamente mais fácil. 
O conhecimento e a experimentação das técnicas de joalheria na oficina são essenciais para o designer de jóias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário