quinta-feira, 11 de novembro de 2010

INFORMAÇOES BASICAS...

Pra começar a falar sobre ourivesaria vou colocar algumas características dos principais materiais utilizados na fabricação de joias...
ouro, prata, platina, latao, cobre, niquel e rodio entre outros...

O ouro...
bom, como todos sabem é um metal muito valioso que vem ultrapassando séculos e mantendo sua cobiça e glamour. Esta pepita da foto ao lado, comprada por um milhão de dolares, esta muito bem protegida nos fundos de um cassino em Las Vegas, Nevada...

































pesando 28kg é uma das maiores pedras preciosas ja encontrada. o sortudo foi um Australiano com seu detector de metais no ano de 1980, a apenas 6 polegadas abaixo da terra.


Uma das caracteristicas que torna o ouro um metal precioso é por nao reagir com a maioria dos reagentes quimicos, tem uma grande durabilidade e pode ser transformado e armazenado sem sofrer alteraçoes.
alem disso é tambem um ótimo condutor eletrico, pelo qual pode ser encontrado em chips de computador e ate mesmo nos plugs de de som e video.
é encontrado como na pepita da foto, geralmente em seu estado puro. é maleavel e ductil (caracteristica que possibilita a fabricação de fios) mas é muito mole para ser utilizado em seu estado puro. para endurer este metal são utilizadas as ligas com prata e cobre em diferentes proporçoes.
A África do Sul é o principal produtor de ouro, extraindo aproximadamente dois terços de toda a procura mundial deste metal.
as diferentes ligas mundialmente conhecidas são  375, 500, 583, 585, 750, 958, 996, 999,9 (usada na industria aeroespacial).
Normalmente as ligas utilizadas para o ouro são: o amarelo, vermelho e o branco, e podem ser obtidas da seguinte forma...
O ouro puro é chamado de 24k, 1000, e de forma popular no brasil de ouro fino, então para suas ligas devemos:


Para obter ouro vermelho 18k
Acrescenta-se ao ouro(Au) 24k:
18% de cobre(Cu)
+
15% de prata(Ag)

Para obter ouro amarelo 18k
Acrescenta-se ao ouro(Au) 24k:
13% de cobre(Cu)
+
20% de prata(Ag)

Para obter ouro branco 18k
Acrescenta-se ao ouro(Au) 24k:
16,66% de paládio(Pd)
+
16,66% de prata(Ag)



Mais informações sobre o ouro  podem ser vistas neste link: http://www.infojoia.com.br/news_portal/noticia_6702



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Vou fazer uma pausa e jaja vou começar a falar sobre a prata e os outros metais mais utilizados na fabricação de joias. espero que gostem e que seja útil.

Um comentário:

  1. 260 kg pepita de ouro

    Estamos à procura de compradores estrangeiros, que pode

    Compro.

    Temos pelo menos 260 kg

    Características

    Natureza: Pepita de ouro

    Quantidade: 260 kg

    Qualidade: 22 quilates mais

    Pureza: 98%

    Origem: BURKINA FASO

    Preço: € 28000/kg

    entre em contato conosco por e-mail para obter mais informações: lucboko@gmail.com

    ResponderExcluir