sexta-feira, 12 de novembro de 2010

SOBRE A PRATA

A prata é um metal nobre, mais dura que o ouro e mais mole que o cobre, maleavel e ductil (é possivel fazer fios). O ponto de fusao da prata pura é de 961° centigrados e pode ser encontrada em seu estado natural na forma de pepitas ou em agregados, que logo sao purificados para a possivel utilização da prata na joalheria sem suas impuresas. 


Uma curiosidade sobre este metal é que ao contrario do que pensa a maioria, a prata não oxida em contato com o ar, mas sim com o ácido dissolvido no ar, que provem da queima de combustíveis que produzem enxofre e cloro.outros fatores que prejudicam a prata é o contato com perfume, suor e outros produtos químicos que geralmente contem alguma das substancias citadas anteriormente.
 Para evitar o  escurecimento das joias de prata devem ser tomados alguns cuidados que aumentarão a vida de suas peças. alguns cuidados básicos podem ser tomados de forma simples e rápida como a conservação das peças de forma individual e não dentro das clássicas caixinhas porta joias onde se esfregam e arranham umas com as outras. Uma limpeza com sabão neutro e uma escova de dentes após o uso, e o armazenamento em saquinhos herméticos (bem fechados pra não entrar ar) com certeza manterão o brilho e a beleza da prata por muito tempo.
Pra quem tem menos paciência sugiro que ao menos passe uma franelinha limpa e seca suavemente nas peças antes de guarda-las. em caso de já estar muito tempo exposta e ter escurecido bastante eu aconselharia levar a uma joalheria, qualquer uma, onde uma pessoa com pratica poderia polir a peça novamente restaurando sua vivacidade.


bom, pra falar um pouco sobre a tão falada "prata de lei", pesquisei um pouco e aprendi a historinha deste costume de denominação. 
é mais ou menos assim: o rei de Portugal, Don Alfonso II, no século XIII impos uma lei que punia severamente a quem alterasse o teor da mistura de prata. Pela lei toda liga de prata deveria ter ao menos 80% de prata pura na mistura, e qualquer liga abaixo desta proporção estaria literalmente fora da lei. até hoje as ligas de prata abaixo de 925 gramas de prata para cada quilo, são denominadas de pratas baixas.
Apesar de ser utilizada para a fabricação de joias também em seu estado puro, são trabalhadas as ligas 950, 925, 900 e por ai vai... geralmente para joias não sendo utilizado o metal abaixo de 925.

Para a liga de prata 950 é misturado o cobre em proporção de 5% e para a 925 é adicionada a quantia de 7,5% de cobre. Já a prata 900 é mais utilizada para banhos em metais de menor valor como o cobre e o latão.

Bom gente...ai foi o basico que precisamos saber sobre este metal pra fabricaçao de joias... mais adiante vou falar um pouco sobre as ligas para solda.
espero que aproveitem o material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário