domingo, 16 de janeiro de 2011

OURO BRANCO???

Como é feito o ouro branco? 
O ouro é um metal precioso só encontrado na cor amarela. para "fazer" o ouro branco ele é ligado com paládio ou prata, mas sempre mantem um tom amarelado e pouco brilhoso. Por estas razoes, o ouro branco que todos conhecemos é submetido a um banho de ródio, que recobre a superficie do metal dando aquela brancura e brilho caracteristicos das joias de ouro branco.
uma caracteristica interessante sobre o ródio é que alem de ser um metal precioso e pertencer a familia da platina, é totalemnte inerte e nao causa alergias nem desconfortos no uso das joias banhadas com este maravilhoso metal.

"Descoberto em 1803 pelo químico e físico inglês Willian Hyde Wollaston, o elemento ródio recebeu esse nome — do grego rhódon (rosa) — em alusão à cor rósea das soluções salinas que forma.
Ocorre em estado natural juntamente com os minérios de platina, numa quantidade máxima de dois por cento, e misturado com outros metais do seu grupo, como o ósmio, o rutênio, o irídio e o paládio.

O ródio é um dos metais mais duros que existem e difícil de trabalhar à temperatura ambientes. Pode ser forjado a aproximadamente 800º C. Adicionado à platina em pequenas quantidades, produz ligas mais duras que esta, que perdem peso a altas temperaturas de firma mais lentas que a platina pura.
Sob a forma metálica, o ródio é usado em instrumentos ópticos, devido a sua extrema dureza e capacidade de refletir a luz, e em contato elétrico, devido a sua baixa resistência de fornos elétricos; na produção de fibras de vidro; em cadinhos de laboratórios; de joalheria; e como catalisador em reações orgânicas. Uma leve camada de ródio evita o energecimento superficial de objetos de prata."

Nenhum comentário:

Postar um comentário